Origem dos hemangiomas

Já falamos por aqui que os hemangiomas são tumores benignos da infância e que estão no grande grupo de doenças conhecidas como anomalias vasculares. Surgem por proliferação de células endoteliais nas primeiras semanas de vida e podem crescer como tumorações avermelhadas, mais frequentemente na face e tronco e com predileção por bebês do sexo feminino, com proporção de 4 meninas para cada menino afetado.


Mas como os hemangiomas surgem?
Existem várias teorias para explicar o surgimento desses pequenos tumores. A explicação mais aceita é que o tumor surgiria por uma proliferação e crescimento inadequado de algumas células pluripotentes da linhagem vascular (indiferenciadas) do organismo.
Sabemos que o baixo peso ao nascer, prematuridade, sexo feminino, múltiplas gestações e herança caucasiana aumentam o risco de desenvolvimento dos hemangiomas infantis.
Muitas pesquisas ainda vêm sendo feitas para descobrir exatamente como essas células se transformam em tumores com características tão diferentes.
Felizmente a maioria dos hemangiomas não causa transtornos e deve ser observada clinicamente.
Orientamos sempre procurar seu pediatra caso note lesões avermelhadas na pele, que surgem nas primeiras semanas de vida e que começam a crescer progressivamente.
É sempre importante lembrar os sinais de alerta para procurar consulta com equipes especializadas

  • Hemangiomas próximos aos olhos, nariz, boca e genitália
  • Hemangiomas com crescimento rápido acompanhados de sangramento ou ulcerações (feridas)
  • Mais que 5 hemangiomas em diferentes regiões do corpo

Referências:
Rodríguez Bandera AI, Sebaratnam DF, Wargon O, Wong LF. Infantile hemangioma. Part 1: Epidemiology, pathogenesis, clinical presentation and assessment. J Am Acad Dermatol. 2021 Dec;85(6):1379-1392. doi: 10.1016/j.jaad.2021.08.019. Epub 2021 Aug 19. PMID: 34419524.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato.

Vamos agendar sua consulta?